Este trabalho é parte de conclusão do curso de especialização em redes de computadores que tem 80 páginas, aqui estou postando apenas a montagem e teste (estudo de caso) e deixando de fora a parte teórica por questões de espaço. Foi documentado passo a passo a montagem do cluster com Mosix, possibilitando a montagem por pessoas com conhecimento básico em Linux.

Durante esse estudo de caso será montado um cluster do tipo load balancing com o Mosix e Linux usando a distribuição Debian 6 (squeeze). Durante todo o processo será explicado como instalar, configurar e testar.

O maior desafio nesse trabalho foi implantar esse cluster com sistema operacional e softwares atualizados, o Debian 6 usa kernel 2.6, mas a ideia é montar com versões mais recentes e por isso a versão do kernel em que o Mosix foi instalado foi a 3.0.13, isso garante um sistema atual e mais seguro.

A maior parte da documentação disponível usa versões antigas como kernel 2.4 e 2.6 e muitas vezes difíceis de conseguir os aplicativos e patchs necessários à instalação, já que os repositórios não estão mais disponíveis para downloads. Daí cada vez mais a necessidade de fazer o sistema com kernel e aplicativos atualizado e facilmente encontrados nos repositórios para download.

Foi montada uma infraestrutura para a instalação do cluster usando três desktops, um notebook e um switch fabricado pela Cisco de 100Mbps para conectar esses computadores na rede LAN.

continuar lendo no vivaolinux