VoIP (Voice over IP) usa o protocolo IP para transmitir voz como pacotes de dados sobre uma rede IP. Desta forma, um sistema VoIP pode ser implantado em qualquer rede que use o protocolo IP (Internet Protocol) como em Internet, intranets e redes locais.

Neste tutorial vamos utilizar um servidor SIP grátis, onde teremos uma central de PABX IP completa e funcionando. Existem diversas distribuições com esta finalidade de transformar um simples computador em um PABX IP.

O aplicativo que iremos utilizar é o Asterisk e a distribuição Trixbox, um servidor SIP (Session Initiation Protocol), que é o protocolo que faz toda a sinalização de todo o sistema.

Para trafegar os dados (pacotes contendo voz), o protocolo usado é o UDP (User Datagram Protocol), este protocolo é ideal para aplicações em tempo real, como é o caso da telefonia IP, sem se preocupar com a correção dos pacotes, já que não demanda tempo para correções e assim gerar atrasos na entrega dos pacotes.

No SIP, podemos configurar o servidor para funcionar de duas formas, sendo uma o servidor apenas faz a conexão e sinalização e depois, apenas monitora em intervalos a conversação, com isso, o processamento e banda no servidor é baixíssimo, já que a parte pesada que são os pacotes de dados contendo o áudio não passam pelo servidor e funcionam ponto a ponto.

continuar lendo no vivaolinux