Para calcular Logaritmo para determinar fatores de ganho (amplificação) e atenuação, nos exemplos citados foi utilizado à calculadora do Windows no modo Cientifica assim todos podem aproveitar melhor os exemplos.
Alguns conceitos deve ser observado quanto a sopa de letrinhas relacionado a decibel: dB deve sempre ser usado para indicar amplificação (aumento) ou atenuação, dBi é usado para antenas (dBi=decibel isotrópico ou isótopo) e dBm é sempre relacionado a transmissão e recepção.
Temos as Potências de Entrada (Pout) e a Potência de Saída (Pin) e vamos achar o fator de amplificação ou atenuação em dB (decibel). Usamos o LOG na base 10, nas calculadoras cientifica inclusive na calculadora do Windows essa tecla está impresso como [log] e nesse caso facilita bastante essa operação, caso a calculadora não tenha essa tecla pronta de logaritmo base 10, normalmente vem impresso na tecla [ln] ou seja logaritmo em qualquer base e nesse caso precisamos colocar na base 10 que é uma operação também muito simples, coloque a razão da potência (Pout/Pin) e click em [ln] guarde esse valor X, em seguida tecle a base que é 10 e [ln] e guarde Y, agora faça a divisão de X/Y e multiplique por 10 e pronto, você já tem o valor em dB. Na calculadora do Windows temos essas duas possibilidades de operação [log] e [ln] portanto é bem mais rápido usar o logaritmo na base 10 [log] que é o que fizemos nos exemplos apresentado aqui.

continuar lendo no Blog do Under-Linux